Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Publica√ß√£o: 16/09/2011 √†s 16:00   Atualiza√ß√£o: 04/03/2015 √†s 11:44
RS Tecnópole
RS Tecnópole - Foto: Claudio Fachel

Como forma de estimular a economia no setor, o Rio Grande do Sul dispõe de políticas, programas e ações específicas de incentivo à ciência, inovação e tecnologia.

O RS Tecnópole é um programa que visa iluminar o Estado meio da criação de condições objetivas para a atração de novos investimento e o florescimento de projetos locais para o desenvolvimento científico e tecnológico de alto valor agregado, com foco na inovação e no desenvolvimento sustentável. Para tanto, propõe-se a fomentar a cultura empreendedora, mapear e impulsionar habitats de inovação, articular programas existentes na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) com os de outras Secretarias. Além disso, visa desenvolver novas ações, com base nas diretrizes estratégicas do Rio Grande do Sul, alinhando-se com o Governo Federal e com as melhores práticas internacionais.

A expansão e a consolidação dos Parques Científicos Tecnológicos procura respeitar as vocações regionais proporcionando o necessário equilíbrio entre os setores de agropecuária, indústria, serviços e tecnologias.

Nesse contexto, a SDECT assume um importante papel no sentido de incentivar práticas inovadoras e articular as sinergias que impulsionam a organização e a interação dos parques científicos tecnológicos hoje em funcionamento.

A SDECT trabalha pela extensão dos parques a todas as regiões do território gaúcho, com vistas à inovação, ao desenvolvimento sustentável e à inclusão digital.

 

Parques Tecnológicos

Os Parques Tecnológicos são ambientes propícios ao desenvolvimento tecnológico, dotados de infra-estrutura adequada, trabalhando com programas que estimulam a sinergia entre poder público, meio empresarial e acadêmico. Esses ambientes podem se constituir em incubadoras e condomínios de empresas de base tecnológica.

 

Polos Tecnológicos

O Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica foi criado para estimular a integração entre Universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo, objetivando o desenvolvimento de tecnologias adequadas às diferentes regiões do RS.

 

Inovar Para Empreender

Promover um espaço público para apresentação de projetos de tecnologia e inovação que possam impactar nas atividades da sociedade e que necessitam de apoio para seu desenvolvimento e implantação, incentivando a criatividade e a inserção das invenções na cadeia produtiva do estado.

 

Pró-Inovação

O Programa Pró-Inovação tem por objetivo estimular as empresas na cultura da inovação através de incentivos fiscais. A atual gestão pretende fortalecer ainda mais o Programa, aprimorando a capacidade das empresas inovar e melhorar a competitividade da economia regional e assim gerando desenvolvimento econômico e social.

SLI - Sala do Investidor

Av. Borges de Medeiros, 1501 - 16¬ļ Andar - Porto Alegre/RS

CEP: 90119-900

Fone: +55 51 3288.6574

Siga-nos!

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Sharethis
  • Linkedin
  • RSS
  • Mais

SALA DO INVESTIDOR DO RIO GRANDE DO SUL

Desenvolvido pela PROCERGS    |    Termos de Uso