A Sala do Investidor

Publica√ß√£o: 16/09/2011 √†s 16:02   Atualiza√ß√£o: 25/06/2015 √†s 11:35
Sala do investidor - Foto: Camila Domingues/Palacio Piratini
Sala do investidor - Foto: Camila Domingues/Palacio Piratini

Os empresários dispostos a investir no Rio Grande do Sul agora possuem uma importante ferramenta. A Sala do Investidor abre um canal eficiente e ágil para que o empreendedor receba informações pertinentes, se relacione com os órgãos governamentais e decida por investir no Estado.

A Sala do Investidor, criada através do Decreto nº 48.396, é um modelo de atendimento - físico e virtual - às empresas. Está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), e tem com objetivo coordenar as ações de investimento e integrar os agentes do Sistema de Desenvolvimento Econômico do RS (SDECT, AGDI, Badesul e BRDE)  com as demais Secretarias, o Banrisul, as Prefeituras Municipais, os agentes do Governo Federal e os demais atores. Visa apresentar a empresários e entidades empresariais uma proposta com as vantagens oferecidas pelo Rio Grande do Sul para implantação ou ampliação de empreendimentos.

 

Gerentes por projeto

Cada projeto é operado por gerente preparado para fornecer ajudar o investidor em seu processo de tomada de decisão. Ele tem a função de realizar uma interlocução profissional e eficiente entre o empreendedor e os demais atores públicos e privados relacionados ao projeto em questão.


Orientações para o investimento

Quem procura a Sala do Investidor recebe orientações direcionadas sobre:

  • Incentivos fiscais (Fundopem, Integrar-RS, Lei do Bem ou Pró-Inovação).

  • Financiamento pelo Badesul, BRDE ou Banrisul.

  • Informações sobre distritos industriais do Estado ou de municípios.

  • Licenciamento ambiental;

  • Infraestrutura e logística;

  • Inteligência (educação profissional, universidades e parques tecnológicos);

  • Informações econômicas do Estado do Rio Grande do Sul.


Canal de relacionamento com a empresa

O gerente de projetos da Sala do Investidor tem a função de atuar como interlocutor com a empresa envolvida em todas as etapas do investimento, desde a recepção da demanda, passando pela definição do investimento no Estado até a implantação do empreendimento.


Contato mais ágil com o governo

Facilita o acesso ao criar um ponto de contato único entre a empresa e os diversos órgãos e instituições do Governo que se relacionam com o projeto de investimento.


Fluxo geral da operação da Sala do Investidor

A figura abaixo apresenta o fluxo geral da operação da Sala do Investidor. O acesso do empreendedor pode acontecer de forma reativa (a partir da demanda do empreendedor) ou através de alguma ação de prospecção do SDRS, que em grande parte acontecerá por programas de Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). A equipe da Sala do Investidor buscará informações sobre o negócio da empresa e o projeto que pretende ser implantado no Estado do Rio Grande do Sul.

Fluxo da Sala do investidorCom base no escopo e nas demandas da empresa, o projeto será enquadrado conforme a prioridade estratégica do SDRS.

Os setores elencados como prioritários do planejamento estratégico do SDRS fazem parte dos estudos de programas setoriais. Para cada programa setorial, foi designado um técnico do SDRS responsável por coordenar os estudos do setor e um coordenador geral para cada grupo de programas setoriais. Este trabalho conta com a participação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), que calculou os impactos (sob o ponto de vista de receita) dos setores na economia gaúcha e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

Após conhecido o projeto da empresa e os itens necessários para a ação da Sala do Investidor, inicia-se a operação para a gestão do processo com os demais atores do SDRS, atores do Governo Estadual e outros atores necessários para a estruturação da Proposta de Valor, que será apresentada ao empreendedor.

Proposta de Valor

O gestor designado pela SDECT ou AGDI para gerenciar o projeto realizará a interlocução com as demais Secretarias de Governo, Prefeituras Municipais e outros atores que porventura tenham relação com o projeto da empresa. No caso de aprovação da Proposta de Valor, o processo seguirá sendo gerido pela Sala do Investidor até a conclusão das ações do Governo para implantação definitiva do empreendimento em algum município do Estado do Rio Grande do Sul.

SLI - Sala do Investidor

Av. Borges de Medeiros, 1501 - 16¬ļ Andar - Porto Alegre/RS

CEP: 90119-900

Fone: +55 51 3288.6574

Siga-nos!

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Sharethis
  • Linkedin
  • RSS
  • Mais

SALA DO INVESTIDOR DO RIO GRANDE DO SUL

Desenvolvido pela PROCERGS    |    Termos de Uso